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Diagnósticos Organizacionais
Os diagnósticos organizacionais levados a cabo pela EUROSIS incluem tipicamente a auscultação a stakeholders internos e externos, a observação e a recolha de informação sobre o desempenho dos processos internos e das operações e a pesquisa documental para a identificação de forças e fraquezas da Organização. Podem incluir igualmente o mapeamento de benchmarks que servem de referenciais para o desempenho da organização.
O principal objectivo destes diagnósticos é verificar o alinhamento entre a estratégia, a estrutura, os processos e as competências dos colaboradores. Permite ainda avaliar de que forma a organização está a responder às expectativas de todos os seus “stakeholders” com ênfase nos clientes. Este primeiro diagnóstico pode dar origem a diagnósticos mais detalhados em diferentes esferas (de mercado, de produtos, de recursos humanos, da qualidade da liderança, da cultura e clima organizacionais, entre outros), por forma a aprofundar as áreas críticas para alavancar o desempenho.
Redesenho ou reestruturação organizacional
A nossa Empresa tem realizado projectos de consultoria para o redesenho e para a reestruturação organizacional, especialmente no Sector Público. Participamos na reestruturação do Ministério da Juventude e Desportos, na reestruturação do Ministério do Turismo, na reestruturação da Direcção Nacional de Águas no âmbito da descentralização no Sector de Águas.
Os redesenhos organizacionais tem vária natureza ou objectivo. No Sector Público, em particular, é chave assegurar que as estruturas e os processos respondem de forma eficiente e eficaz aos desafios colocados pelas Políticas, se permitem a rápida implementação de Estratégias e se se enquadram nas atribuições gerais esperadas pelos stakeholders. Permitem ainda redesenhar as políticas internas, por forma a gerir o risco de não alcançar os objectivos ou preparar a sustentabilidade futura da organização nas suas diversas dimensões, incluindo a sucessão dos quadros.
Assim, a abordagem da EUROSIS para o redesenho organizacional inicia com uma forte análise estratégica, seguida de uma análise de processos e capacidade (actual versus requerida), culminando na definição da estrutura mais apropriada. Este processo é sempre acompanhado de esforços de Gestão da Mudança, que permitem que as organizações e as pessoas enfrentem as reestruturações da forma mais fluída possível.
Mapeamento e Optimização de Processos e Procedimentos
A existência e formalização de processos de procedimentos é um requisito chave para as organizações modernas. Temos apoiado as organizações no levantamento e mapeamento dos seus processos e procedimentos, no seu redesenho e optimização, na definição de indicadores de desempenho e na documentação adequada dos mesmos.
Este processo permite ainda distinguir os processos nucleares dos processos de suporte, introduzindo assim uma cultura de orientação para o cliente (externo e interno).
Permite, por último, estabelecer indicadores de desempenho para os processos e mecanismos de monitoramento destes indicadores, contra as metas de desempenho.
Gestão do Conhecimento
O conhecimento das organizações é o activo mais precioso para assegurar a sua eficácia, eficiência e competitividade. O conhecimento existe a nível das pessoas (competências dos colaboradores) mas também está presente na dimensão organizacional (através da documentação de processos e práticas, do monitoramento da envolvente externa, na formalização de conhecimento tácito das pessoas em conhecimento explícito através de manuais e outros documentos, entre outros).
As nossas intervenções na área do Gestão do Conhecimento são de natureza tripla: estratégias de gestão do conhecimento; formação em gestão do conhecimento e implementação de acções específicas que possam fortalecer a gestão do conhecimento nas organizações.
As intervenções neste domínio visão dotar as organizações de instrumentos orientadores, processos e competências sólidos para o reforço dos diferentes processos de gestão do conhecimento: identificação, construção, organização, armazenamento, transferência, aplicação (ou recriação) do conhecimento.
A EUROSIS desenvolveu uma ferramenta para avaliação dos níveis de maturidade da organização em termos de gestão do conhecimento (Knowledge Management Maturity Model), que permite não só avaliar o estado de desenvolvimento da organização, como fazer a ligação entre a gestão do conhecimento e outras dimensões organizacionais (estratégia, processos, liderança, entre outras).
A EUROSIS desenvolveu ainda uma outra metodologia para embeber a gestão do conhecimento nos processos internos, garantindo desta forma que com pouco esforço adicional, se consegue grandes ganhos em termos de gestão do conhecimento.
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