A integração e o desempenho das equipas contribui directamente para o desempenho das organizações. Por outro lado, uma equipa mais forte resulta de um melhor conhecimento e autogestão do “Eu” (dos “Eu”s que constituem as equipas) e do reforço das relações interpessoais.
Privilegiamos, portanto, também a melhoria do autoconhecimento (self-awareness) das pessoas e entre as pessoas que constituem as equipas.
Na realização das actividades de um teambuilding procuramos trabalhar não apenas na parte visível (comportamental), mas também na medida do possível nas razões por traz de tais comportamentos.
METODOLOGIA
Trata-se de uma metodologia vivencial, baseada nas experiências, com foco na realidade da organização. Ao longo da aplicação desta metodologia procura-se mexer com as emoções, aplicam-se técnicas que permitam uma maior retenção de informação para que a informação possa chegar a memória de longo prazo do formando.
Quadrado Perfeito
Com olhos vedados os participantes devem usar uma corda para formarem um quadrado perfeito. Este exercício cria alguma ansiedade e pressão, levando os participantes a comportamentos inadequados para um bom trabalho de equipa.
Com este exercício podemos definir os princípios de trabalho de equipa e os comportamentos associados a esses princípios. Como output obtemos uma diagrama, que é posteriormente reproduzido em A1, como a imagem abaixo.
{gallery}stories/Teambuilding/QuadradoPerfeito{/gallery}
Linha de Produção
Os participantes são expostos a realização de um exercício em que simula o trabalho numa linha de produção em que não há condições para um bom trabalho em equipa.
Numa segunda ronda as condições mudam, e pode-se notar a contribuição dos membros das equipas com ideias, criatividade, o aparecimento de líderes, definição de metas, planificação, organização, divisão de tarefas, racionalização de recursos, etc.
Os resultados desta segunda ronda acabam por ser melhores que os da primeira ronda.
{gallery}stories/Teambuilding/LinhaProducao{/gallery}
Espelho
Os participantes são divididos em 2 grupos e desafiados a construir 2 estruturas exactamente iguais e simétricas usando todas as peças disponíveis. Os 2 grupos não se podem ver.
{gallery}stories/Teambuilding/Espelho{/gallery}
Helium Stick
Helium Stick trata-se de uma actividade de trabalho em equipe enganosamente simples.
Os participantes são convidados a formar duas linhas de frente um para o outro. Coloca-se nos dedos dos participantes um especifico bastão, que é longo e fino.
O desafio é fazer baixar o bastão até ao chão sem tirar o dedo do bastão. Realidade: Ele vai tender a subir!
Às vezes os melhores planos simplesmente não funcionam. É nesses momentos que mais precisamos trabalhar em equipe. Para o sucesso desta tarefa os membros da equipa terão que se acalmar, parar de culpar uns aos outros e coordenarem bem os seus movimentos.
{gallery}stories/Teambuilding/HeliumStick{/gallery}
Toxic Waste
Esta é uma actividade em grupo bastante envolvente. Equipado com uma corda elástica e um corda normal, cada grupo deve transportar um balde de "lixo tóxico" e incliná-lo para dentro do balde de neutralização.
Este exercício pode ser usado para destacar quase todos os aspectos do trabalho em equipe ou liderança.
{gallery}stories/Teambuilding/ToxicWaste{/gallery}
Pipeline (marble)
Cada participante recebe um tubo. O desafio é mover berlindes do ponto A ao ponto B, sem deixá-los cair. Para isso devem trabalhar em equipe juntando os tubos. Cada um deverá segurar apenas o seu tubo. Só podem mover-se em direcção ao ponto B, os membros do grupo que não estiverem a transportar os berlindes naquele preciso momento.
{gallery}stories/Teambuilding/Pipeline{/gallery}
Frenzi
Os participantes são divididos em grupos e recebem instruções para assumirem que cada grupo é um determinado departamento da Organização.
As instruções levam os participantes a pensarem que se trata de um exercício de competição. Depois de percebem que a competição não lhes vai levar a lado nenhum, aparece o desespero e assumem que é impossível alcançar as metas.
Depois de encorajados pelo facilitador os grupos começam a perceber que podem resolver o desafio através da cooperação criativa.
{gallery}stories/Teambuilding/Frenzi{/gallery}
Interlocker
Desafio: o grupo deve reconstruir uma especifica estrutura usando um determinado jogo de peças de fibra e um desenho da estrutura desejada. Parece uma tarefa simples. A medida que vão encaixando as peças pode-se sentir uma certa tensão na dinâmica de grupo resultante de ideias contraditórias e certos comportamento indesejados de alguns membros da equipa.
Há uma série de peças que aparentemente funcionam bem em certas partes da estrutura, mas que estrutura final seja alcançada, essas peças somente podem ser colocadas em partes especificas.
{gallery}stories/Teambuilding/Interlocker{/gallery}